Guia prático do gestor de frotas: checklist de tudo o que você precisa para ter uma gestão de frotas econômica e eficiente
Confira neste guia prático para gestor de frotas tudo o que você precisa fazer ou ter para conseguir uma gestão de frotas eficiente e econômica com excelentes resultados como redução de custos e multas, controle de rodagens, entre outros.
- Como o gestor de frotas pode reduzir custos?
- Como economizar combustível na gestão de frotas?
- De que forma o gestor de frotas pode ajudar a reduzir multas?
- Como o gestor de frotas pode contar com relatórios personalizados ?
- De qual maneira você pode localizar veículos e condutores em sua gestão de frotas?
- Como o gestor pode aplicar a Política de Frotas?
- De que modo sua gestão de frotas pode ter controle de rodagens?
Muitas vezes um gestor de frotas, principalmente os que estão iniciando na profissão, podem ter muitas dúvidas sobre como ter estratégias de gestão eficiente para entregar bons resultados como a redução de custos, a diminuição do uso de combustível, a redução de multas, a diminuição do número de acidentes, entre muitos outros.
Para esse gestor, é importante saber aplicar estratégias eficientes e entender que o uso de recursos tecnológicos pode levar a gestão de frotas a obter resultados de crescimento a curto, médio e longo prazo.
Se você deseja saber mais sobre estratégias de gestão que podem te ajudar e qual a tecnologia que deve ser aplicada para que sua frota leve tenha os resultados que espera, continue a leitura!
Leia mais: Tendências para a gestão de frotas
Como o gestor de frotas pode reduzir custos?
Começando com a redução de gastos na frota, as estratégias de gestão de custos são, de longe, a melhor forma de não somente melhorar a saúde financeira na gestão de frotas leves, mas mantê-la estável.

É fato que é impossível que qualquer empresa fuja totalmente de custos, sejam eles básicos ou de investimentos, como a aquisição de novos veículos para a frota. Porém, é necessário gerir esses custos para controlá-los ao máximo e ajudar no crescimento da empresa gerando mais lucro.
Isso é a gestão de custos: administrar os recursos de sua frota leve a fim de que seus gastos sejam reduzidos e melhor aproveitados para que seu lucro aumente, mas a qualidade do seu serviço não diminua.
Você pode implementar a gestão de custos em sua gestão de frotas leves com as seguintes etapas:
-
Faça um planejamento: defina suas metas em um planejamento para sua gestão de custos, sendo as principais “cortar gastos” e “investir em recursos”. Após isso, é necessário avaliar o que é necessário para atingir esses objetivos.
É preciso saber se sua empresa possui condições financeiras e estruturais para realizar esses investimentos ou se precisará de mais recursos para a implementação, por exemplo.
É necessário lembrar que todos esses recursos devem ser aplicados em um período de tempo pré-determinado dentro do planejamento, o que pode variar de acordo com cada empresa, porém, é recomendado que seja realizado em intervalos de um mês, podendo aumentar o tempo de acordo com sua experiência.
-
Simule custos: contando com a lista de planejamento criada na etapa anterior, simule os gastos máximos que sua gestão é capaz de pagar em cada investimento adotado.
Isso é de grande importância para ter seus investimentos direcionados de maneira correta e não perder tempo com o que ainda não pode pagar.
-
Monte seu orçamento: agora é hora do gestor de frotas montar seu orçamento em contato com outras empresas e fornecedores para ter uma visão clara se os custos estarão dentro da simulação ou se você deve deixar esse investimento para um momento futuro.
Se tudo der certo, só é necessário comparar preços e escolher o melhor custo-benefício para sua gestão de frotas leves em relação ao investimento.
-
Acompanhe os gastos de sua frota leve: outro ponto para a gestão de custos é acompanhar todas as operações para ter certeza de que o planejamento vai ser seguido pelos colaboradores.
Além de garantir que compras, pagamentos e locações sejam todos feitos dentro do prazo já pré-estabelecido.
-
Analise os resultados: ao fechar o período de tempo determinado para seu orçamento, chega a hora de analisar os resultados para ver o que funcionou e o que precisa ser deixado de lado.
Comparar os resultados com o planejamento vai deixar muitas questões mais claras, como: lucratividade, faturamento, rentabilidade, ticket médio, margem operacional, entre outros.
Dessa maneira, é possível que a gestão de frotas perceba o que funcionou, onde errou e o que deve melhorar para que os próximos planejamentos sejam mais certeiros e eficientes.
Leia mais: TCO: como entender e controlar os custos da frota
Além disso tudo, dentro da gestão de custos o gestor de frotas deve se atentar aos maiores gastos e o que é possível fazer para reduzi-los.

A tecnologia como solução:
O módulo Velocidade por Via vai ser seu melhor amigo na redução de custos:
Com o controle automático de velocidade você garante uma melhor segurança para seus condutores e uma maior redução de custos em sua gestão de frotas leves, gerando informações com precisão sempre que o condutor exceder a velocidade permitida.
